quarta-feira, 24 de março de 2010

Retirada dos noivos da igreja

Olá pessoal, hoje estava lendo um site de um fotógrafo bem conceituado no universo do casamento e vi um texto que ele pegou de outrou blog, ele mostra algumas orientações sobre a utilização de fotógrafos e cinegrafistas na Paróquia São Judas Tadeu. Leia o texto e tire suas conclusões. Pelo que Vinícius Matos diz é por essas e outras razões que os noivos estão buscando outras alternativas para o casamento.

e) Fotos e filmagens:
Nada substitui nesta vida o momento presente em que vivemos. É bom ter recordação dos momentos felizes celebrados em nossas vidas. Não é proibido fotografar ou filmar casamentos nesta igreja. Contudo, constatando muitas vezes que empresas fotográficas e de cinegrafistas, não entendem nada da liturgia do matrimônio e somente estão ali para fazer um “serviço”, e ganhar por ele, acabam atrapalhando a cerimônia com locomoção exagerada e desnecessária no presbitério. Por isso determinamos o seguinte:
- somente são permitidos no máximo dois fotógrafos e dois cinegrafistas que, além de estarem credenciados pela cidade de Piracicaba, deverão se apresentar uma semana antes do enlace na secretaria da igreja para que possamos coloca-los a par das normas desta igreja. Essa credencial consiste em um crachá que os fotógrafos e cinegrafistas receberão e deverão usar durante toda a cerimônia e devolver após a mesma na sacristia da igreja.
- os fotógrafos e cinegrafistas quando virem buscar a credencial receberão as normas de como deverão agir no presbitério e acertar a taxa.
- a taxa para fotografar e filmar é de R$ ____________. E somente poderão usar dois pontos de energia elétrica durante a cerimônia para acionar os seus equipamentos. Segundo as normas da diocese, é proibido usar holofotes e canhões de luz durante a cerimônia.
- caso os noivos queiram que a cerimônia seja somente fotografada, não será cobrada taxa alguma.
- caso os noivos queiram que seus familiares façam as fotos ao invés de uma empresa, os mesmos deverão ser credenciados uma semana antes e também receber as normas de como agir no presbitério. Também não será cobrada taxa alguma nesse caso.
- os noivos tenham a inteira liberdade de não contratar nenhum fotógrafo ou cinegrafista. A propósito, façam uma pesquisa entre seus amigos e parentes que já se casaram e que filmaram a cerimônia. Pergunte a eles quantas vezes eles assistem por dia ou por semana ou por mês a fita ou dvd do casamento.
Tenho certeza de que vocês irão se decepcionar com o resultado. Isso se explica porque cerimônia de casamento não é nenhum filme ou cena de novela que são produzidos em vista de um faturamento ou oferecimento de lazer. Vocês noivos não ganham nada ao exibir a cerimônia gravada aos amigos e parentes, e também não se iludam em achar que os espectadores assistirão por puro prazer, no mínimo o farão uma única vez em respeito a vocês. Mas convide-os na semana seguinte ou em outra ocasião para assistirem de novo e vocês constatarão as mais variadas desculpas que os impede de fazê-lo.
Prezados noivos o ato realizado no altar não é teatro é realidade. A intensidade do momento vivida por vocês dois, não se iguala a nenhuma foto ou cena gravada. Vocês poderão ver fotos e filme tantas quantas vezes quiserem, mas não sentirão o mesmo que sentiram naquele momento. No caso das fotos, estas já são mais vistas, ao passar o tempo elas trazem verdadeiras recordações, principalmente as fotos mais amareladas. Quanto às fitas e dvds, são esquecidos e aos poucos se desmagnetizam e ficam riscados e se perdem na ilusão de terem causado grandes efeitos.
Se acharem difícil fazer essa pesquisa, perguntem pra vocês mesmos quantas vezes assistiram gravações ou viram fotos dos casamentos de seus amigos e parentes e meditem na resposta que darão.
Obs: Caso a cerimônia seja realizada em uma das comunidades paroquiais, a responsabilidade em credenciar e cobrar a taxa de filmagem é da matriz.


Por Alex Doreto ®

Um comentário:

  1. sem memória, sem emoção, sem cor, sem beleza, sem expressão alguma. eis definições para as pessoas que redigiram esse documento. felizes os campo-grandenses que apaixonados pelas recordações, possuem um comportamento sensível para registrar seus momentos especiais.

    ResponderExcluir